A MELHOR SERIE DE MUSCULAÇÃO

16-04-2011 23:26

Melhor série de Hipertrofia na Musculação - 24/01/01

Qual seria a melhor serie para hipertrofia na Musculação, 3x15 ,3x10 ou 3x12? -Carlos Alberto - Estudante.

 

Oi Carlos! Segundo o modelo de Michael Yessis, PhD - A margem de séries para se conseguir um bom ganho de hipertrofia fica entre 7-12 repetições com intervalos de 1,5-2 min entre elas com rítmos lentos a moderados utilizando cargas em torno de 80-90% de 1RM (repetição máxima). Embora alguns autores digam ser possível variar de 6-15 repetições, constata-se que são as de 10-15 que trazem melhor estímulo no crescimento muscular . Mas é claro, respeitando o grau de condicionamento / treinamento de cada indivíduo .

 

A carga deve ser apropriada devendo-se aumentar o número de repetições de acordo com a progressão do treinamento, dentro das margens de hipertrofia. Treinar com cargas muito elevadas e manter a execução do exercício dentro de uma amplitude de movimento completa das articulações envolvidas pode ser extremamente difícil, especialmente entre os principiantes, os quais só pensam levantar mais e mais cargas para satisfazer o ego, mas não em respeito ao princípio da sobrecarga . Desta forma, é muito comum observar uma redução da amplitude do movimento em detrimento de uma maior sobrecarga, resultando, portanto, uma perda de flexibilidade, desequilíbrios de força entre diferentes ângulos da articulação e uma maior predisposição à lesões quando a musculatura for estressada em seu ponto de distensão.

 

Pedimos opinião para alguns Consultores do CDOF e eles gentilmente responderam:

 

Prof. César Augustus, Pós-graduado em Ginástica Postural Corretiva em Mogi das Cruzes :

- 10 com intervalos de 1,2 a 2 minutos

Prof. Luiz Domingues Filho, autor de vários livros como Manual do Personal Trainer Brasileiro :

- Depende do grupo muscular, mas fique com 10.

Prof. Luiz Carlos de Moraes, Educador Físico, há 26 anos no Mercado do Fitness e Esportes e Consultor de alguns jornais na área de Fisiologia do Exercício :

 

- Esse assunto de hipertrofia muscular é um dos que ainda geram muita polêmica. Entretanto, alguns fatores já estão bem estabelecidos pela ciência como por exemplo o genético e o tipo de treinamento mais ou menos adequado para esse ou aquele indivíduo. Para cargas pesadas que permitam 10 repetições impedindo a 11ª, parece, tanto na teoria como na prática ser fundamental.

 

Existe a discussão de qual seria melhor ou teria mais resultado: três ou uma série de 10 repetições. Quando comparadas, existem pesquisas que defendem tanto uma como a outra e por isso mesmo não se tem uma definição clara e acredito não haver diferenças significantes. Sabe-se que os efeitos da hipertrofia estão relacionados com a liberação natural dos hormônios anabolizantes tais como a testosterona e o de crescimento e, para que isso aconteça é necessário treinar pesado. Com uma série a possibilidade de se atingir um percentual maior de força é maior do que com três por razões óbvias. Com três séries, como a maioria faz, as pessoas advogam um recrutamento maior de unidades motoras e isso pode estar relacionado com a maior sensação de esforço percebido. Isso pode ser psicológico ou não.

Existem pesquisas de boa confiabilidade defendendo múltiplas séries e também outras advogando série única. Como a maioria das pessoas hoje em dia não têm muito tempo para fazer musculação ou outra atividade física, e são essas mesmas pessoas a maioria dos nosso clientes, pode-se optar por um programa de 6 a 8 exercícios multiarticulares com séries únicas de 10 repetições usando-se o método alternado por segmento.

Outra vantagem de se trabalhar assim é na questão da aderência ao programa. Como a literatura atual ainda sugere uma carga de 85% a 90% da Força Máxima e repetições de 6 a 8 quando se deseja adquirir a força pura, 70 a 85% da FM e 8 a 12 repetições para a força dinâmica e 40 a 60% da FM com mais de 12 repetições quando o objetivo for a resistência muscular localizada, o melhor para a hipertrofia ainda é repetições de 8 a 12.

Agora, usar uma ou três séries vai depender do cliente que temos em mãos e o bom senso para decidir. Se for um atleta com tempo disponível...

 

Referências a favor de séries múltiplas: 1) Berger RA. Effect of varied weight training programs on strength. Res Q1962 : (2): 168-81 2) Kramer JB, et al. Effect of single vs muitlple sets of weight training : impact of volume, intensity and variation. J Strength Conditioning Res 1997: 11 (3): 143-7

 

Referências a favor de uma série: 1) Feigenbaum MS & Pollock ML. Strength training - Rationale for current guidelines for adult fitness programs. Physician and Sportsmedicine 1997 : (2) : 44-& 2) Carpinelli RN & Otto RM. Strength training - Single versus multiple sets. 1998: 26 (2): 73-84. 3) Chris JH, et al. Single versus multiple sets in long-term recreational weightlifters. 2000: (1): 235-242.

 

Outras referências 1) DELAVIER Frédérick - Guia dos Movimentos de Musculação - Abordagem Anatômica - Ed. Manole 2ª edição - São Paulo S.P. 2000. 2) FLECK Steven J. Fundamentos do Treinamento de Força Muscular - 2ª edição - Porto Alegre - R.S. - Editora Artes Médicas Sul Ltda. - 1999. 3) ZATSIORSKY, Vladimir M. - Ciência e Prática do Treinamento de Força - São Paulo - S.P. - Phorte Editora Ltda., 1999.

 

Prof. Alfredo César, mestre em Motricidade Humana pela UNESP:

É importante lembrar que 75% do músculo esquelético é formado por água, 20% por proteína e o restante consiste de sais orgânicos, enzimas, pigmentos, lipídios e glicídios (McArdle, 1986). Todos os componentes da célula muscular ocupam espaço contribuindo para a hipertrofia muscular:

 

miofibrilas = 20 a 30% = grande tensão

sarcoplasma = 20 a 30% = metabolismo anaeróbio

mitocôndria = 15 a 25% = metabolismo anaeróbio

gordura = 10 a 15% = dieta

capilares = 3 a 5% = metabolismo aeróbio + anaeróbio

glicogênio = 2 a 5% = metabolismo aeróbio + anaeróbio + dieta

tecido conectivo = 2 a 3% = contrações excêntricas

outras substâncias = 4 a 7% = met. aeróbio + aeróbio + dieta

 

O músculo também está composto por fibras de contração lenta (Ia e Ib), de contração rápida (IIa e IIb) e intermediárias (IIc), sendo variada sua proporção, existindo pessoas com predominância de uma ou outra (determinado geneticamente). Estímulos de baixa intensidade recrutam as de contração lenta e estímulos de alta intensidade as de contração rápida. As intermediárias só se esgotarão através de esforços de relativa intensidade e duração. Os músculos que possuem poucas fibras de contração rápida, quando submetidos a estímulos de alta intensidade apresentam hipertrofia nestas fibras, mas não nas outras, ganhando em força, mas com discreto aumento no corte transverso da massa muscular (hipertrofia). Assim, é necessário hipertrofiar os outros tipos de fibras, as intermediárias e/ou lentas através de estímulos de média intensidade (em relação as de contração rápida), porém elevados em relação às intermediárias. Esses pesos permitem repetições entre 10 e 25. Vale lembrar que as fibras lentas tipo Ia não sofrem hipertrofia, mas melhoram o processo de oxidação, mas não a síntese proteica. Nas fibras lentas Ib há alterações de hipertrofia quando estimuladas com um número de contrações superior a 25. Importante, as unidades motoras com mais alto teor de excitabilidade envolvem as fibras de contração rápida tipo II. As fibras de contração rápida são as que melhor se adaptam à hipertrofia. Assim, pessoas com predominância de fibras de contração rápida obtém níveis superiores de hipertrofia em relação as pessoas com predominância de fibras de contração lenta (Rodrigues, 1990; 1992).

 

Com relação a repetições, alterações fisiológicas e grau de hipertrofia pode-se definir:

 

de 1 a 5 rep. = > síntese de proteína contrátil = fibra IIb = grau de hipertrofia 3 (bom)

de 6 a 12 rep.= > síntese de proteína contrátil + hipertrofia sarcoplasmática = fibras IIa e IIb = grau de hipertrofia 4 (ótimo)

de 12 a 20 rep. = hipertrofia sarcoplasmática + > síntese de proteína contrátil = fibra IIc = grau

de hipertrofia 2 (regular) > 20 rep. = hipertrofia sarcoplasmática = fibra Ib = grau de hipertrofia 1 (baixo) (Hatfield, 1985 citado por Rodrigues, 1990; 1992).

 

Quando o objetivo for hipertrofia máxima deve-se adequar os pesos e repetições a todos os tipos de fibras musculares. Assim, deve-se trabalhar com diferentes níveis de pesos e repetições enfatizando o grupo de fibras muscular que prevalece na estrutura do músculo. Assim, pode-se usar diferentes métodos de treinamento como pirâmide crescente (aumenta o peso diminuindo rep.) ou decrescente (diminui o peso aumentando rep.), super-set (treinar 2 músculos antagônicos), série composta (2 exercícios do mesmo grupamento muscular), pré-exaustão, etc. Tudo isso depende do objetivo da pessoa, grau de treinamento, fase de periodização e deve ser prescrito por um profissional de educação física especializado.

 

Exemplos de variações da sobrecarga para um treino avançado, com objetivo de hipertrofia:

1 a 2 grupos (séries) = 4 a 6 rep. = peso máximo = execução rápida com pausa entre as repetições

3 a 4 grupos (séries)= 8 a 12 rep. = peso máximo= execução moderada com pequenas pausas entre as repetições

5 a 6 grupos (séries) = 15 a 25 rep. = peso máximo = execução lenta com tensão continua (Hatfield, 1985 citado por Rodrigues, 1990; 1992)

 

O número de grupos (séries), varia normalmente de um a seis por exercício, havendo sempre intervalo entre eles. A escolha do número de grupos, repetições e carga variam de acordo com os objetivos, nível de condicionamento, individualidade e fase de periodização. Também é importante lembrar que para se obter bons resultados com a musculação é preciso utilizar a maior carga possível para o número de repetições estipuladas (Rodrigues, 1990; 1992). 

  SUPLEMENTOS ALIMENTARES NACIONAIS E IMPORTADOS...zeu_no3@hotmail.com  cel:992705112

 

 

 


NÃO BASTA TER FORÇA,TEM QUE TER DETERMINAÇÃO

 

 

 

Notícias

Quer ver tv

14-01-2011 14:31

  

MTV Brasil - ao vivo

MTV Brasil – ao vivo

MTV online. Clipes, humor e informação. Destaques: 15 Minutos, Furo MTV, furfles MTV, MTV na Rua.

BBB 2011 estréia dia 11 de janeiro

BBB 2011 estréia dia 11 de janeiro

O tão esperado reality show da tv globo estréia dia 11 de janeiro de 2011. Quem acompanha o BBB pode se preparar, pois esta edição …

Programas Relacionados: bbb 2011estréia do bbbreality show bbb — Comentários (25)
Sbt Tv Jangadeiro ao vivo na internet 24hs no ar! Assista agora sem travar!

Sbt Tv Jangadeiro ao vivo na internet 24hs no ar! Assista agora sem travar!

Sbt ao vivo , 24 horas no ar e muito mais.. Este canal demora cerca de 40 segundos para carregar, tenha paciência!Clique em play e aguarde …

Band SP ao vivo agora! 24 horas no ar sem travar!

Band SP ao vivo agora! 24 horas no ar sem travar!

Aperte o play e aguarde 30 segundos para aparecer o canal ao vivo, se estiver travando sua conexão com a internet pode estar lenta ou …

Parabéns globoaovivo! estamos entre os 2 mil melhores sites do Brasil!

Parabéns globoaovivo! estamos entre os 2 mil melhores sites do Brasil!

Globo ao vivo está no top 90 mil melhores sites do mundo! Globo ao vivo está entre os 2 mil melhores sites do Brasil! Globo ao vivo …

AXN ao vivo! JUSTIN-TV

AXN ao vivo! JUSTIN-TV

PASSWORD (SENHA): ve_em_extralive_tv Se não abrir no internet explorer utilize Fire Fox

Globo Terrestre ao vivo! Imagens da NASA ao vivo! Satélite 24hs no ar!

Globo Terrestre ao vivo! Imagens da NASA ao vivo! Satélite 24hs no ar!

Lindas imagens do globo terrestre ao vivo da nasa para você! Vai abrir o mediaplayer automaticamente, aguarde cerca de 30 segundos para carregar o video!!

Futebol ao vivo - jogos da UEFA Esporte Interativo- Classificação - Brasileirão 2010 - Notícias

Futebol ao vivo – jogos da UEFA Esporte Interativo- Classificação – Brasileirão 2010 – Notícias

Futebol ao vivo Jogos online ao vivo na internet, futebol online, Jogos de futebol ao vivo é aqui !! PROGRAMAÇÃO CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE A  ULTIMA RODADA! DOM 05/12 17:00 GOIÁS …

Canal esporte interativo ao vivo 24 hs!

Canal esporte interativo ao vivo 24 hs!

Futebol ao vivo O canal Esporte Interativo demora cerca de 30 segundos para carregar, tenha paciência! Aguarde o play e aguarde para abrir o vídeo! …

Programas Relacionados: 

Escreva para não travar na prova.

14-01-2011 14:20

 


Escreva para não travar na prova 
Pesquisadores encontraram a solução para os dias de prova na escola: escrever um texto sobre suas aflições 10 minutos antes do teste melhora seu desempenho.

Quem anda rapido vive mais

14-01-2011 14:18

 

 

 

Fank do Ronaldinho Gaucho

14-01-2011 14:16

 


Peixe amigo

14-01-2011 14:14

 

Mancini: menos cabelo e mais experiência (Marco Antônio Astoni / Globoesporte.com)

ATLÉTICO-MG

Mancini: menos cabelo e mais experiência

'O bom filho à casa torna', afirma reforço

Confira o novo penteado de Alexandre Pato
(Reprodução Corriere dello Sport)

BRASIL MUNDIAL FC

Confira o novo penteado de Alexandre Pato

Jogador foi ao salão da mulher de Seedorf

Phelps volta às piscinas de olho nas Olimpíadas (agência Reuters)

NATAÇÃO

Phelps volta às piscinas de olho nas Olimpíadas

Nadador se prepara para o GP de Austin

TREINANDO MULHERES

14-01-2011 14:07

 

NBB abre 2011

07-01-2011 11:04

 

COPA DO MUNDO

Gremio conversa sobre Ronaldinho

07-01-2011 11:02

 Conversa marcada

Com o Olímpico cheio de mistério, às 11h Grêmio e Assis discutem assunto Gaúcho

Conversa marcada (Fabricio Costa / Globoesporte.com)

FLUMINENSE

Luxo, tranquilidade e sorte: Flu escolhe a dedo a pré-temporada

Hotel onde delegação está hospedada foi o
ponto de partida para arrancada e título 2010

Luxo, tranquilidade e sorte: Flu escolhe a dedo a pré-temporada (Reprodução)
M. Alves: 'Tenho 34 anos, com o rostinho de 25' (Marco Antônio Astoni / Globoesporte.com)

ATLÉTICO-MG

M. Alves: 'Tenho 34 anos, com o rostinho de 25'

Atacante quer usar a
experiência no Galo

Wallace revela:
já foi 'barrado'
como atacante (Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

CORINTHIANS

Wallace revela:
já foi 'barrado'
como atacante

Zagueiro sonhava
ser o Fenômeno

BASQUETE

NBB abre 2011 com rodada cheia e duelos diretos entre times da elite

Brasília visita Pinheiros, e Fla recebe Joinville

Nenê anota 17 pontos, mas Denver perde (AP)

NBA

Nenê anota 17 pontos, mas Denver perde

Pivô ainda pegou oito
rebotes contra Kings

Mais verba traz esperança aos outros esportes (Divulgação)

MENOS TRADIÇÃO

Mais verba traz esperança aos outros esportes

Planos para dinheiro no badminton e lutas

publicidade

últimas notícias

esteira fit4 fitness em promoção

07-01-2011 10:59

 https://www.anunciegratis.com/anuncio-fit4-vendas-de-equipa - www.fit4.com.br 


fit4 vendas de equipamentos fitness e manutenção preventiva.


Localização: Brasil
3 visualizações, desde 07/01/2011 às 10:31:42hs
 
       

336709
336708
336710
336711
1 2 3 4
a fit4 é uma empresa especializada em equipamentos fitness,
vendas,manutenção preventiva e projetos de academias...
aproveitem o mês de janeiro grandes promoções.


Detalhes
Código: # 266995 

Publicado em: 07/01/2011
Atualizado no dia: 07/01/2011
Data de vencimento: 06/02/2011
 

Fotos e vídeos

   

mentos-fitness-e-manutencao-preventiva--266995.html  

SANGUE PODE INDICAR A PRESENÇA DE PATOLOGIAS

05-01-2011 10:17

 

CAPITULOS FINAIS ENTRE RONALDINHO GREMIO,FLA E PALMEIRAS

05-01-2011 10:13

 Capítulos finais

Aguardado por Grêmio, Fla e Palmeiras, Ronaldinho é visto em restaurante em SC

Capítulos finais (Capítulos finais (Capítulos finais (Hermínio Nune / Ag. RBS)))

ATLÉTICO-MG

Kalil anuncia o ex-cruzeirense Leonardo Silva

Galo também acerta com goleiro Giovanni

FLAMENGO

Luxa admite ter
dificuldades em
buscar reforços

Mercado competitivo
dificulta contratações

Carlos Alberto pede saúde por um ano vitorioso (Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama)

VASCO

Carlos Alberto pede saúde por um ano vitorioso

Meia reconhece que 2010 foi 'ruim demais'

FÓRMULA 1

Ferrari demite engenheiro por erro de estratégia no GP de Abu Dhabi

Escuderia também anuncia a chegada de Neil Martin, com passagens pela RBR e McLaren

Florianópolis
abre ano novo
contra Cruzeiro (Carol Oliveira / Globoesporte.com)

SUPERLIGA DE VÔLEI

Florianópolis
abre ano novo
contra Cruzeiro

Equipes se enfrentam às 20h desta quarta

Knicks derruba time de Splitter:
Beckham vê L.A (EFE)

NBA

Knicks derruba time de Splitter:
Beckham vê L.A

Com astro na torcida, Lakers batem Detroit

publicidade

últimas notícias

A PRIMEIRA PRESIDENTE

04-01-2011 14:46

 

 
  • Eliane Brum
    O Lula que desceu a rampa é maior e menor do que o que subiu
  • Ruth de Aquino
    Como a presidenta protegerá o Brasil dos abutres que enriquecem e vão a motéis às nossas custas?
  • Ivan Martins
    O movimento anti-homem existe, mas é obsoleto
  • Nelito Fernandes
    10 previsões previsíveis para 2011
  • Cristiane Segatto
    Como as pessoas que têm proteção natural contra o vírus HIV podem levar à cura
MAIS COLUNISTAS
 

ULTIMAS NOTICIAS

04-01-2011 14:44

 As 10 resoluções de ano novo mais populares por aí

2011 JÁ COMEÇOU

OFERTAS DE ESTEIRAS NA FIT4 FITNES EM ALPHAVILLE

04-01-2011 14:42

 

              T 3.1 - Reebok

 

A esteira T3.1 atende perfeitamente corredores iniciantes e de níveis avançados. A inovadora tecnologia de amortecimento de impacto – Swing Arm Suspension, protege as articulações oferecendo conforto e segurança na corrida. Ajuste eletrônico de inclinação dos níveis e uma serie de programas de exercícios motivacionais proporcionam um treino desafiante e diversificado.

 

Especificações Técnicas

 

Superfície de Corrida: 45 x 130 cm

Dimensões (montada): 169 (comprimento) x 91 (largura) x 140 (altura) cm

Velocidade: 0,8 – 16 km/h

Inclinação: 12 níveis

Computador: Display em LCD com luz de fundo

Freqüência Cardíaca: Placas de pegada

Peso Líquido: 76kg

Peso Máximo do Usuário: 120 kg

 

Benefícios

 

Sistema de Dobragem Soft

Sistema para dobrar a esteira economizando espaço enquanto não estiver em uso. Ao desdobrar a estrutura cai lentamente proporcionando conforto e segurança ao usuário.

Transporte Fácil

Rodas grandes automaticamente surgem ao dobrar a esteira, garantindo dessa forma o fácil manuseio.

 

Detalhes

 

Sensores de pulso

Sensores de pulso (placas de pegada) ergonômicos são perfeitos para correr, presos na frente do console eles são ótimos para exercício de corrida.

 

10x  R$ 499,00 

 
Fotos meramente ilustrativas. 
*Frete e transformador não inclusos.

Tecnologia

 

Sistema de Suspensão Swing Arm

Com o sistema SWING ARM ™ , o usuário terá uma “aterrissagem suave” na parte frontal da esteira, enquanto a parte traseira permanece rígida para assegurar uma passada (impulso) eficiente tornando o exercício mais seguro.

 

Power Detail

 

2 HP de potência contínua, garante o funcionamento silencioso e sem forçar o motor em velocidade de até 16 km/h.

 

Detalhe dos Programas

 

27 programas de exercício motivadores

Um grande número de programas de meta, perfis, e programas de meta de freqüência cardíaca possibilitam a adaptação para todos os tipos de treino.

JORNAL INGLÊS DESTACA FORMA DO FENÔMENO

04-01-2011 14:33

 Recado gremista

Faixa em viaduto de Porto Alegre manda mensagem para Ronaldinho e diretoria

Recado gremista (Valdir Friolin / Agência RBS)

MEU JOGO INESQUECÍVEL

Christine Fernandes e as emoções
do gol de 'Bebetinho' na final de 87

Final da Copa União contra o Inter marcou a vida da atriz, que também exalta o Fla de 81

Christine Fernandes e as emoções
do gol de 'Bebetinho' na final de 87 (Divulgação / Arquivo Pessoal)

FÓRMULA 1

Chefão da Ferrari diz que cogitou deixar o cargo após perda do título

Domenicali revela não ter dormido após prova

Sérvia chega à segunda vitória  na Copa Hopman (AFP)

TÊNIS

Sérvia chega à segunda vitória na Copa Hopman

Ivanovic e Djokovic derrotam austríacos

NATAÇÃO

Coaracy Nunes duvida que Cielo tenha pedido sua saída da CBDA

'Acho que essa notícia é mentirosa. Os jornais estão querendo fazer intriga', diz presidente

Grave um vídeo
e mostre do que você é capaz! (Globoesporte.com)

NBB

Grave um vídeo
e mostre do que você é capaz!

Inscrições vão até 
o dia 14 de janeiro

Imagens sob o mar: como são
as gravações (Reprodução)

NAS ONDAS DE NORONHA

Imagens sob o mar: como são 
as gravações

Fique por dentro das filmagens aquáticas

publicidade

<< 3 | 4 | 5 | 6 | 7 >>